Estudo inovador revela dados importantes sobre portugueses com ostomia

A Convatec, no âmbito do seu propósito de desenvolver soluções que apoiam os profissionais de saúde e o percurso de pessoas com ostomia, desenvolveu um estudo de prevalência, incidência e caracterização da Ostomia em Portugal, em parceria com o Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR) da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

O estudo foi apresentado no Congresso Nacional de Estomaterapia, promovido pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE), que teve ter lugar em Peniche, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Estima-se que existam cerca de 22.000 pessoas com ostomia em Portugal, em que cerca de 90% têm uma ostomia de eliminação (urostomia, colostomia ou ileostomia). Destes, a maioria são homens (61,6%) e com idade média de 69,3 anos. Verificou-se que 3 em cada 4 pessoas vivem com ostomia definitiva e a ostomia de eliminação mais comum é a Colostomia (56%).

Ainda de acordo com o estudo, 2 em cada 3 pessoas são  acompanhadas por um enfermeiro de cuidados de estomaterapia (63%) e 7 em cada 10 tiveram cirurgia programada. A principal causa de cirurgia de construção de uma ostomia são os problemas oncológicos, seguindo-se a doença inflamatória intestinal. Em relação às regiões do país, verificou-se que os distritos de Évora, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo e Portalegre são aqueles com maior prevalência.

 

De acordo com Filipa Moreira, National Sales Manager da Convatec em Portugal, “o estudo demonstrou que nos últimos anos aumentou o número de pessoas com esta condição, e que são acompanhadas por um enfermeiro de cuidados em estomaterapia, profissional essencial para proporcionar respostas e melhorar a qualidade de vida da pessoa com ostomia.

 

Esperamos que os dados reportados neste estudo possam fomentar a investigação em Enfermagem, promover a análise de necessidades e contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados”, conclui.

 

AP-61272-PRT-POREU-v1 2023_02