Como qualquer pessoa, uma vez por outra poderá apresentar obstipação ou ter diarreia. Aumentar a ingestão de líquidos e de fibras poderá ajudar a prevenir estes problemas. Veja como:
Alguns alimentos podem causar odor nas fezes e/ou gases. Após a cirurgia, será importante perceber qual a reação do seu corpo a cada um deles. Para isso, introduza cada alimento, um de cada vez, em pequenas quantidades. Conhecer a reação do seu corpo para cada tipo de alimentos irá deixá-lo mais confiante com o funcionamento do seu estoma.
Após a cirurgia, a forma como o corpo absorve os medicamentos pode ser afetada. Certifique-se com o médico, a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicação.
Os medicamentos que talvez seja necessário ajustar incluem:
A diarreia tem muitas causas, incluindo vírus e certos medicamentos. Também pode ser um sinal de problemas de digestão de certos alimentos. Nesse caso, deve reduzir o teor e o volume de fibras na sua dieta, diminuir a ingestão de certos alimentos e ingerir outros alimentos que deixam as fezes sólidas. Esses alimentos incluem:C:
Umb-Web02