meplus-ret-tm.png Respostas

Se já vivenciou fugas através do saco de ostomia saberá que esta situação não é agradável. Mas não tem de viver com medo de fugas.

Muitas vezes, aqueles que sofreram uma fuga sentem que não há nada que possa ajudar a prevenir essa situação, mas pode ficar surpreendido ao saber que a maior parte das vezes isso pode ser evitado.

Leia as nossas TOP 10 dicas para prevenir fugas e descubra se há qualquer coisa que possa fazer hoje para ajudar a prevenir fugas no futuro.

Midiendo el estoma

Dica  #1 – Meça regularmente o tamanho do estoma

Os estomas podem mudar regularmente em tamanho e forma por várias razões, particularmente durante o período pós-operatório em que a inflamação causada pela cirurgia começa a diminuir. Mas mesmo um estoma de tamanho estabelecido pode mudar de forma ou tamanho ao longo do tempo, frequentemente devido à perda ou ao ganho de peso.

É, por isso, importante medir regularmente o tamanho do seu estoma de forma a certificar-se que está a obter um ajuste bem adaptado, o que pode ajudar a reduzir a fuga através de qualquer espaço entre a placa e o estoma.

Veja no link como medir o seu estoma

ConvaTec Moldable Technology

Dica #2 - Encontre um produto que se adapte a si e ao seu corpo

Os contornos do seu corpo também podem contribuir de forma importante para um ajuste desadequado no sacos de ostomia. Pode ter um estoma saliente, pode apontar para cima, para baixo ou para o lado. Não se preocupe se se encontra nesta situação, cada estoma é único. Há várias gamas de produtos disponíveis indicados para as diferentes formas e tamanhos do estoma. Um saco adaptado a si e com uma boa aderência, pode ser tudo o que necessita para evitar fugas.

Charlie, da equipa de me+™ da ConvaTec, teve fugas no passado, mas encontrou a solução simplesmente através de uma mudança no produto utilizado.

Ela diz: " Pensei que a vida nunca mais seria a mesma. Não podia sair com o bebé sem ter medo que o saco fosse ter uma fuga. Usar algo apertado como calças de ganga era impossível, já que isso aumentava o risco de uma fuga. Só queria concentrar-me em ser mãe, não em me preocupar com sacos e fugas”.

Um familiar ostomizado recomendou à Charlie que experimentasse a Tecnologia Moldável da ConvaTec™. Pediu uma amostra gratuita ao Serviço de Atendimento ao Cliente da ConvaTec e ficou surpreendida com os resultados.

Ela diz: "Foi uma vitória instantânea. Não esperava muito das amostras, só pensava que as fugas eram algo com que tinha de me resignar, por isso fiquei surpreendida e agradada ao comprovar como funcionavam bem.

"Posso sair sem me preocupar e comer sem entrar em pânico. Tem sido realmente uma mudança na minha vida."

 

Esta tecnologia pode ser útil para muitas pessoas que vivem com uma ostomia. Um estoma pode mudar de tamanho ao longo do tempo, mas a Tecnologia Moldável ConvaTec™ adapta-se a qualquer alteração no tamanho ou forma do seu estoma. Isto deve reduzir o número de fugas e irritações da pele.

Convexity image for website

Dica #3 – Experimente convexidade

 

As placas convexas são outra opção se estiver a lidar com fugas. Desenvolvidas para utilizações mais prolongadas, as placas convexas oferecem segurança extra, o que significa que pode desfrutar delas durante mais tempo, e assim deixar as fugas longe do seu pensamento.

Assim, a Convatec oferece soluções para uma vasta gama de estomas, desde placas com convexidade média para estomas ligeiramente invaginados (retraídos ou com retração) como são as placas Esteem Synergy Convex com tecnologia moldável, até bases com convexidade profunda para estomas mais planos ou retraídos, como podem ser as placas Natura Convexas.

Eakin Seal, 839005

Dica #4 – Experimente o anel moldável Stomahesive Seal

 

A fuga não só é constrangedora como é também o pior inimigo da pele. Se ainda estiver a lidar com fugas mesmo depois de experimentar produtos diferentes, os anéis moldáveis Stomahesive Seal ® podem ajudar. Estes anéis oferecem uma forma simples e eficaz de proteger a pele à volta do estoma. Podem ser moldados ou sobrepostos para se adaptarem às necessidades individuais, também podem ser cortados e unidos, bem como usados em combinação com pasta.

Veja no link como aplicar o anél moldável

Couple running & biking, 72735559_14.jpg

Dica #5 – O cinto de segurança poder-lhe-á ajudar caso seja uma pessoa ativa

 

Se gosta de praticar desporto ou está a pensar em começar a ter uma actividade, usar um cinto de segurança pode ser útil, uma vez que impede que a bolsa se desprenda ou separe do estoma. Outra dica é esvaziar o saco de ostomia antes de iniciar a atividade física para reduzir o risco de fugas pelo facto de o saco estar demasiado cheio.

SkincareBanner_1_web.jpg

Dica #6 – Assegure-se que a pele está seca e limpa

 

Outra causa das fugas de sacos de ostomia é a pele húmida por baixo da base aderente, que pode ser um sinal de maceração. Maceração é quando a pele em torno do estoma fica danificada devido à exposição prolongada à humidade. Assegure-se que a pele à volta do estoma está seca antes de aplicar o seu saco ou a placa, o que significa menor possibilidade de uma fuga desconfortável.

Se acha que tem maceração cutânea, por favor, aconselhe-se com a sua enfermeira estomaterapeuta o mais rápido possível.

INVISICLOSE- fold-sequence-2-8-a

Dica #7 – Esvaziar o seu saco

 

Outra dica para tentar evitar fugas é esvaziar o saco antes que fique demasiado cheio, o que é outra causa comum de fugas. Deixar o seu saco ficar demasiado cheio pode fazer com que fique demasiado pesado, o que pode levar a fugas à medida que o adesivo descola da pele.

Diamond application photos

Dica #8 – Experimente as saquetas gelificantes do conteúdo fecal

 

As pessoas que têm fezes líquidas podem sofrer fugas mais do que outras e é nestas situações que as saquetas de gelificante super absorvente Diamonds™, , podem ajudar. Estas saquetas fáceis de usar transformam o líquido num gel fácil de gerir. Isto não só resulta em maior conforto, como os utilizadores muitas vezes descobrem que as saquetas Diamonds™ ajudam a prevenir fugas e o incómodo durante a noite causado pela necessidade de drenar ou libertar gás.

Se sofrer frequentemente de fugas à noite, as saquetas Diamonds podem ser a solução perfeita, solidificando o conteúdo líquido do seu saco permitindo um sono profundo sem ter de acordar de noite por causa de acidentes.

"As saquetas Diamonds são incríveis - absorvem qualquer coisa no meu saco - em viagens de comboio longas, por exemplo - já não tenho nenhum acidente constrangedor." Sylvia, Cambridge

Veja no link como usar as saquetas gelificantes

Woman holding apple, KATE APPLE1.jpg

Dica #9 – Verifique a sua dieta

 

Apesar de a escolha do produto errado ser uma causa comum de fugas, lembre-se que nem todas elas são causadas pelo dispositivo em si. Muitas vezes a dieta pode ser a causa principal. As fugas podem ser causadas por uma dejeção líquida, e esta pode ser causada por alterações dietéticas. Se mudou a sua dieta e também notou um aumento nas fugas de sacos, então deve dirigir-se um nutricionista para ver se algo pode estar a causar este efluente aquoso. Se notar uma mudança persistente na consistência das fezes, também pode ser possível que tenha alguma doença infeciosa. Se suspeita que pode ser esse o caso, então deve visitar o seu médico.

 

tijeras ostomia

Dica #10 – Recorte à volta do seu estoma o excesso de pêlo

 

Muitas pessoas ostomizadas não percebem que o pêlo à volta do estoma pode dificultar a aderência da placa. Isto também pode causar fugas. Certifique-se de que apara com uma tesoura, evitando utilizar uma lâmina de barbear, certificando-se de que tem muito cuidado ao fazê-lo. É aconselhável recortar o pêlo em seco com um pó protetor para evitar qualquer irritação pelo sabão ou creme de barbear.