Noções Básicas sobre Ostomia

Informações de apoio ao profissional de saúde

O estoma

Após a cirurgia, e durante o tempo em que o paciente tiver uma ostomia, os efluentes (fezes ou urina) serão eliminados pelo estoma, sendo necessário um sistema coletor e um protetor cutâneo. Não há dois estomas exatamente iguais. Cada um, dependendo do seu tamanho e forma, apresenta seus próprios desafios tanto para o cuidador quanto para o paciente. Esta seção dar-lhe-á uma visão geral de como identificar qual o tipo de estoma que seu paciente tem, e qual a melhor forma de cuidar dele.

Todos os efluentes líquidos ou semilíquidos podem prejudicar a pele quando em contato com esta. Os efluentes de uma urostomia e, em particular, de uma ileostomia (por apresentarem um elevado teor de enzimas digestivas), são particularmente caústicos, podendo irritar e lesionar a pele periestomal. A utilização de um penso protetor cutâneo que se adapte perfeitamente ao estoma, e de um saco coletor de boa qualidade é essencial para manter a pele periestomal saudável.

Os estomas não possuem terminações nervosas nem causam dor. Contudo, são ricos em vasos sanguíneos e podem sangrar levemente se friccionados ou irritados.

Diferentes tipos de estoma:

  • Estoma saliente
  • Estoma Plano
  • Estoma Retraído

Healthy skin

Idealmente, durante a cirurgia, o cirurgião irá construir um estoma que se sobressai da parede abdominal (estoma saliente). Isto permite que o penso protetor cutâneo seja aplicado ao redor do estoma. Para um paciente com um estoma saliente, o objetivo é ajudar a manter uma boa adaptação do penso em redor do estoma. Isso protege a pele periestomal da infiltração do efluente entre o penso protetor cutâneo e a pele periestomal.

Embora o estoma saliente seja fácil de cuidar, alguns estomas são mais difíceis, tais como o estoma plano e o estoma retraído.

Obectivos de cuidados ao estoma:
Perfeita adaptação do protetor cutâneo ao estoma, protejendo a pele periestomal do contacto com a urina e fezes. Utilização de um sistema coleor apropriado que recolha e contenha, de forma eficaz,o volume e o tipo de efluente do estoma.

flushstoma_m.jpg

Diferente do estoma saliente, um estoma plano não sobressai para além da pele do abdómen. Um estoma plano, como o nome indica, fica nivelado com a superfície da pele. Os estomas planos podem ser o resultado de uma técnica escolhida pelo cirurgião, ou podem ocorrer com o tempo, sendo originados de um estoma protuso, por exemplo.

Um estoma plano pode exigir a utilização de um penso protetor cutâneo convexo. Esta forma convexa aplica uma leve pressão em redor do estoma, aumentando a protusão do mesmo.

Objectivos de cuidados ao estoma:
Eliminação de superfícies de pele irregulares para criar uma superfície plana, sobre a qual um sistema convexo poderá aderir e aumentar o nível de protusão do estoma.

retractedstoma_m.jpg

Um estoma retraído fica ligeiramente abaixo da superfície da pele. A retração dos estomas pode ocorrer com o tempo devido a uma cicatrização cirúrgica interna, oscilações de peso e outras situações imprevisíveis.

Tal como num estoma plano, um estoma retraído exige a utilização de um penso protetr cutâneo convexo. Isto auxiliará a obter uma  maior protusão do estoma, e facilitará a aderência e adaptação do sistema.

Objectivos de cuidados ao estoma:
Nivelamento de pregas e cutâneas e irregulares da pele, criando uma superfície plana sobre a qual o sistema convexa adere e pressiona a zona em redor do estoma, para aumentar a sua protusão.

Precisa de mais informações? Ligue hoje mesmo para 800-20-16-78

Recomendações sobre os Acessórios


A utilização de acessórios para ostomia pode ajudar a ir ao encontro das necessidades específicas de cada pessoa com uma ostomia. Aqui estão algumas dicas úteis sobre os acessórios da ConvaTec.

  • Stomahesive® Pasta

Stomahesive® Pasta é utilizado para nivelar a pele, preenchendo as suas irregularidades,  e para aumentar a aderência do penso protetor cutâneo/saco à pele. 

Como aplicar:
Aplique uma camada fina de pasta em redor do estoma,  ou diretamente no penso protetor cutâneo, após recortar ou moldar ao tamanho do estoma. Não espalhe a pasta. Espere um minuto e aplique o penso protetor cutâneo.

Stomahesive -paste _s

Aplicação incorreta:
Não aplicar desta forma!

Stomahesive -paste _s

Importante:
Para uso externo. Não aplique a pasta numa lesão aberta ou numa úlcera. .

Identificação dos problemas da pele periestomal


A qualquer momento, poderá deparar-se com um paciente que não tem uma pele periestomal íntegra. A identificação da causa do problema é o primeiro passo para a sua recuperação. De seguida, apresentamos alguns problemas comuns da pele periestomal e algumas informações sobre eles. Clique nos links abaixo para visualizar as informações sobre sintomas e opções de tratamento.

Candidíase

Descrição/Causas:

Frequentemente causada por infiltrações, transpiração, antibioterapia, climas quentes, pele lesionada.

Sintomas:

  • Pele ruborizada, com prurido e rugosa.
  • Para além destes ssinais, infeção da vagina, axila, boca ou qualquer zona com pregas cutâneas (por exemplo as nádegas ou virilhas).

 

Dermatite alérgica

Descrição/Causas:

Frequentemente causada pelo contacto com materiais e componentes que irritam ou sensibilizam a pele (por exemplo, adesivo, penso protetor cutâneo, sabonete, pós, cremes ou material do saco).

Sintomas:

  • Pele com eritema, prurido e lesionada na área de contacto com o alérgeno.
  • História clínica de alergias.

 

Dermatite irritativa

Descrição/Causas:

Inflamação da pele periestomal resultante do contato com as fezes ou a urina, geralmente devido a infiltração do efluente entre a pele e o sistema de ostomia

Sintomas:

  • Eritema
  • Dor
  • Zonas húmidas na pele

Lesões pseudoverrucosas

Descrição/Causas:

Frequentemente causados por contato contínuo da pele com a urina, devido ao recorte demasiadamente grande do protetor cutâneo.

Sintomas:

  • Dor
  • Pápulas ou nódulos de coloração acinzentada ou arroxeada, lesões parecidas com uma verruga, localizadas na base do estoma
  • Sangrantes ao toque.
  • Lesões nodulares na base do estoma ou na pele periestomal

Foliculite

Descrição/Causas:

Uma inflamação do folículo piloso, causada pela remoção traumática do pelo (por exemplo, "arrancar" o penso protetor cutâneo, utilização da gilete, ou fricção ou limpeza excessiva da pele periestomal).

Sintomas:

  • zonas avermelhadas, salientes ou infetadas na base dos folículos pilosos à volta do estoma.

Úlcera por pressão

Descrição/Causas:

Uma úlcera na área periestomal causada por uma pressão excessiva de um cinto para ostomia, roupas apertadas, placa rígida, hérnia periestomal ou hábitos relacionados com estilo de vida (trabalho ou desporto, por exemplo).

Sintomas:

  • Dor ou hemorragia
  • Úlcera com forma irregular
  • Fugas de efluentes
  • Aumento da frequência de mudança do dispositivo

 

Psoríase

Descrição/Causas:

Uma problema cutâneo comum que pode ocorrer na pele que se encontra por baixo dos sistemas de ostomia.

Sintomas:

  • Manchas escamosas esbranquiçadas de vários tamanhos
  • Prurido
  • Pele lesionada

 

Pioderma gangrenoso

Descrição/Causas:

Uma doença inflamatória da pele frequentemente observada em pacientes com doença intestinal inflamatória (IBD) como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa.

Sintomas:

  • Úlceras de formato irregular, vermelhas, dolorosas, hemorrágicas, e infectadas com bordos enrolados avermelhados a arroxeados; aparecem nas pernas, nádegas, rosto e área periestomal.

 

Cabeça de medusa

Descrição/Causas:

Refere-se uma descoloração roxo-azulada da pele causada pela dilatação das veias cutâneas ao redor do estoma (varizes periestomais).

Sintomas:

  • Área azul/roxa que circunda o estoma que, quando esbranquiçada, exibe vasos sanguíneos pequenos e irregulares.