Convatec e Ano XV lançam o movimento OSTOBER.ORG

A Convatec lança este mês de outubro e em parceria com a Associação ANOXV o movimento OSTOBER.ORG. Um movimento nacional com o apoio das associações ANF, APECE, APO e Europacolon que pretende colocar em palco a ostomia no mês de outubro, mês em que se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Ostomia. 

Falar de ostomia em Portugal ainda é tabu. É uma condição que dá origem a estigmas e preconceitos que fazem com que as pessoas que vivem com esta condição muitas vezes evitem atividades que são benéficas para o seu bem-estar físico e emocional. 

A Convatec como líder do mercado no desenvolvimento de dispositivos e tecnologias de suporte às pessoas com Ostomia, tendo no seu propósito garantir todas as condições para que esta população possa ter uma vida plena, não poderia ficar alheia a esta questão, razão pela qual criou um movimento que junta associações da sociedade civil e pessoas com ostomia para informar sobre ostomia e com isso alterar a perceção negativa e eliminar preconceitos. 

OSTOBER.ORG liga ostomia a outubro e pretende desenvolver iniciativas que promovam a saúde física, mas também emocional da pessoa com ostomia.

A primeira iniciativa que lança o movimento aconteceu no dia 2 de outubro, dia em que celebrámos o Dia Mundial da Pessoa com Ostomia junto com ostomizados, suas famílias, cuidadores e associações da sociedade civil que se juntam ao movimento.

Para fazer chegar a mais gente a história inspiradora destas pessoas, a Convatec e a Associação ANOXV convidaram o fotógrafo Ricardo Pereira da Silva a fotografar os presentes no evento - 10 pessoas com ostomia e seus cuidadores - numa sessão fotográfica, através da qual recolhemos também testemunhos vídeo. 

O resultado deste trabalho será apresentado na próxima 5ª feira dia 21 de outubro no Espaço Coletivo 284 (R. das Amoreiras, 72A, Lisboa) às 17:30. 

Uma exposição de fotografias interativa, na qual, através da realidade aumentada, poderemos aceder aos testemunhos vídeo das pessoas com ostomia. 

Toda a comunidade Convatec está convidada. 

Sigam o site www.ostober.org e as nossas redes sociais para acompanhar este Movimento.

Dia: 21 de outubro

Hora: 17.30 hora

Onde: Coletivo 284

 

Assistam o video do making off da iniciativa